A programação de sexta-feira (17) do Intercâmbio Regional começa as 8h30min com a apresentação cultural do grupo Caiana dos Crioulos, comunidade quilombola do Município de Alagoa Grande. Logo após será feita a composição da primeira mesa do evento e o lançamento das plataformas dos territórios estaduais.
As 10h tem início a mesa de debate com o tema: O Nordeste, a juventude rural e o modelo de desenvolvimento.
A programação segue no período da tarde com as rodas de diálogo subdivididas nos seguintes eixos temáticos: Juventude, sustentabilidade e permanência no campo; Juventude, educação no campo, identidade e cultura; e Juventude e participação. As oficinas se iniciam as 16h, sendo especializadas em torno das questões que indicam aprofundamento dos eixos temáticos que se interligam, enfatizando as possibilidades, condições e caminhos para a juventude nordestina alcançar uma maior equidade social no cenário nacional.
Todas as oficinas terão carga horária de 8 horas, sendo a parte de manhã reservada a suas temáticas especificas, e o período da tarde voltado a relação com o produto apresentado pela manhã e discussão da plataforma dos estados, na perspectiva de construção da plataforma nordestina.
A noite a partir das 19h30min ocorre a mostra de cinema, com apresentações de curtas-metragens, mostra de teatro e de dança.
As 21h30min tem inicio a mostra musical com apresentações da cantora Sandra Belê, e dos grupos Baião de Nós e Carro de Lata.
Veja a lista completa das oficinas:
Nome da Oficina | Facilitadores | Produto de discussão/ Produto final da oficina | Local que acontecerá |
1.1. Agroecologia, Convivência com o Semiárido e projetos coletivos | Felipe-PB Glebson Charles-PE |
| Escola E experiência de campo |
1.2. Semente da Paixão e outros mecanismos de proteção da agricultura familiar, | Zé Bento- Fórum do território do Carriri Central | § Experiência de mecanismos de proteção da agricultura familiar § Plataforma dos estados como subsídio | |
1.3.Turismo social e desenvolvimento sustentável | Carlos José Duarte | § Experiência de turismo no modelo desenvolvimento sustentável § Plataforma dos estados como subsídio | |
1.4 Crédito Rural Pronaf e sucessão rural | Edilucio Gomes -BNB | § Experiência de crédito ... Plataforma dos estados como subsídio | |
2.1. Percussão criativa | Adarlam | Experiência com percussão
| |
2.2. Teatro Oprimido como Ferramenta de Educação Popular | Max Lourenço Rafaela e Elma-PB |
| |
2.3.Educação do e no Campo e as políticas de sucessão rural | Helio –PB Bete-PE |
| |
2.4. Juventude e Cultura Popular | Severino | Experiências em cultura... Experiências de | Escola |
3.1 Experiências de PPJ’s, Juventude Rural e políticas de desenvolvimento Territorial | Ana Teresa-SDT e David Barros-CONJUVE |
| Escola |
3.2. Estratégias de Comunicação e atuação em redes sociais juvenis | Venicios-PI e Jenair-RN Ricário-CONJUVE | Experiências de comunicação em rede Plataforma dos estados como subsídio | Escola |
3.3 Comunidades Tradicionais e Indígenas e sua participação na Política territorial. | Danilo e o Quilombola Ari | Experiências étnico raciais Plataforma dos estados como subsídio | Escola |
3.4. Gênero e modelo de desenvolvimento territorial emancipador | Ianara Evangelista -PI e Jaqueline -PE |
Plataforma dos estados como subsídio | Escola |
Nenhum comentário:
Postar um comentário