O Secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário – SDT/MDA Jerônimo Souza, confirmou presença no 1° Intercambio Regional de Juventude Rural, que acontece de 16 a 19 de junho na cidade de Cabaceiras. O Secretário participará junto com outras autoridades da mesa de abertura
do evento que acontece na manhã do dia 18. O Intercambio Regional é o resultado final do Projeto ‘Cidadania, Governança Social e Desenvolvimento Territorial’, que realizou um encontro em cada estado do Nordeste com a proposta de implementar processos de qualificação e intercâmbio de membros das organizações e das redes sociais nos territórios rurais, fortalecendo assim a participação efetiva de jovens, mulheres e comunidades tradicionais nos mais variados espaços sociais.
O evento é uma promoção da Escola Quilombo dos Palmares – Equip e da Rede de Jovens do Nordeste – RJNE com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. A atividade pretende reunir mais de 300 jovens de todos os estados do Nordeste.
A Escola de Formação Quilombo dos Palmares é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, criada em 1987 e reconhecida juridicamente em julho de 1988. É uma entidade de Educação Popular que nasceu da necessidade dos movimentos sociais potencializarem a formação político-metodológica de suas bases, lideranças e educadores, com área de abrangência na Região Nordeste do Brasil.
A Rede de Jovens do Nordeste é uma articulação que trabalha no fortalecimento de grupos, organizações, entidades e movimentos juvenis. A Rede está presente em todos os nove estados do nordeste brasileiro (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e conta com a participação direta de mais de trezentas organizações que militam pelos direitos da juventude. Surgida em 1998, sempre teve como principal ideal fortalecer o exercício do protagonismo juvenil dentro das lutas sociais compreendendo que "REDE" é um espaço de troca de experiências, debates, e proposições de políticas públicas para este segmento, de construção do fazer formativo que supera as dimensões de bairro, cidade ou estado, além da busca da identidade da juventude nordestina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário