Tem Início hoje na cidade de Cabaceiras o I INTERCAMBIO REGIONAL DAS JUVENTUDES DOS TERRITÓRIOS RURAIS, promovido pela Escola Quilombo dos Palmares – Equip, a Rede de Jovens do Nordeste – RJNE com financiamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. O evento que pretende reunir mais de 300 jovens de todos os estados do Nordeste, acontecerá de 16 à 19 de Junho de 2011.
Durante os dias de realização do evento, os jovens participarão de oficinas, debates e rodas de diálogo, divididas por eixos temáticos. Ao final de cada dia de programação serão realizados os momentos culturais, com mostras de cinema, apresentações teatrais e musicais, que acontecem a partir das 20h.
A programação musical do Intercâmbio traz na quinta-feira (16), a apresentação do Declamador Paulinho; do grupo bumba-meu-bode, da cidade de Cabaceiras, que faz uma variação do bumba-meu-boi tradicional, com a substituição do boi pelo bode e a inclusão da ema, ave típica do Cariri; Juliana Soares, cantora, vinda de uma família de músicos, que atualmente também enveredou pelo caminho da literatura, escrevendo cordel; e o grupo Caiana dos Crioulos, comunidade quilombola localizada no município de Alagoa Grande (PB), que guarda a sua raiz cultural na música, danças e costumes, se destacando principalmente pelo coco-de-roda e grupo de cirandeiras.
Na sexta-feira (17) será realizada uma mostra de cinema e logo após, as apresentações musicais com o grupo Baião de Nós; a cantora Sandra Belê, natural da cidade de Zabelê, que se destaca por dar uma roupagem nova a ritmos tradicionais como o coco, o reizado e o maracatu; e a Banda Carro de Lata, que apresenta o show “Todos do mesmo Lado!”, com experimentações que passeiam do blues à ciranda.
No sábado (18) a programação cultural tem início com a mostra de cinema e segue com a apresentação da quadrilha meu Bode é rei, da cidade de Cabaceiras, dando continuidade, com uma apresentação teatral nas ruas da cidade. Os shows ficam por conta da Banda Sete Ervas, de Campina Grande que possui como estilo o Rock Regional; e a Banda Gente Boa grupo de forró radicado na cidade de Monteiro, que surgiu com a proposta de valorizar e difundir os clássicos do pé-de-serra, fazendo relação com os estilos mais contemporâneos e resgatando antigos sucessos.
No domingo (19) as apresentações acontecem a partir das 8h30min, dentro da programação da Feira dos Territórios, momento de intercâmbio cultural entre os estados do nordeste, com o grupo de maracutu Maraca Grande, a apresentação de grupo de capoeira, espetáculo teatral, os emboladores de coco Condor e Lua Nova, uma dupla de violeiros e o declamador Paulinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário